Seja bem-vindo

15 de novembro de 2006

A tradição mantem-se....

Uma vez mais a tradição fez-se cumprir. Todos os anos, por estas alturas, as senhoras fazem uma caminhada junto à igreja para recolher os seus pertentes. Trata-se de vasos com flores. A tradição diz que os rapazes que vão "a dar o número", nessa noite, deverão encantar o adro da igreja com os vasos de flores que são "roubados" das casas onde moram raparigas solteiras. Ora bem, hoje já não é assim, pois as raparigas já não são tantas que limitem a recolha dos vasos nas casas onde moram. Por isso, todos os vasos que estejam "à mão", vão parar ao adro da igreja. No antigamente, pagava-se a uma pessoa que trata-se das flores durante todo o periodo em que os que iam "dar o número" por lá andavam, o que podia chegar a uma semana. refiro-me aos rapazes que iam prestar provas para fazer a tropa.

Para quem não conhece, garanto-vos que é muito giro observar o adro da igreja com todas aquelas flores que, chega-se ao ponto, de não saber a quem possam pertencer.

Trata-se de mais um episódio que, concerteza, a todos nós tráz saudade dos tempos de juventude.......

Bjs e abraços não esquecendo de que, aguardo novidades para divulgar.

Bem Haja ao meu irmão pela foto.

Até um dia desdes...

xx Cuco xx

2 comentários:

Edgar disse...

É sempre bom saber que há sitios onde se mantêm as tradições :)

Anónimo disse...

A tradição não é destruir, sujar e pôr algumas pessoas a chorar por verem os seus vasos partidos e flores arrancadas.
Foi isto que aconteceu, vi pessoas a chorar quando chegaram a casa as flores tinham sido arrancadas dos canteiros e os vasos partidos.
Uma vergonha!!

Já sei que não vai colocar este comentário, pois mais pessoas disseram que comentaram o seu desagrado e nada foi publicado. Porquê??