Seja bem-vindo

21 de fevereiro de 2010

Vamos todos contribuir para um novo espaço.....


Olá a todos,

Este é o testemunho de que todos, certamente, gostariam de reviver lembranças dos nossos antepassados. Foi com este propósito que, por iniciativa da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, terá sido colocada (já há algum tempo) uma "nova" Austrália, bem no centro da praça da Aldeia.


Dito desta forma, poderá não ter grande significado para muita gente mas, se contactados os conterrâneos de idade mais avançada, todos dirão que foi ali, naquele mesmo local, que se encontrava uma "Velha Árvore", de grandes dimensões e da mesma natureza. Ora bem, segundo as recordações dos mais velhos, ali se realizavam os festejos anuais, nomeadamente a Festa de S. Fiel. Confesso que já não é da minha lembrança!

Conhecedores de toda a logística que, actualmente, os festejos de S. Fiel acarretam, imaginem os festejos realizados na praça!

Alguém se recorda, por exemplo, a que propósito terá sido mandado construir, naquele preciso local, o Santuário de Nossa Sra de Fátima, em S. Fiel? Pois bem, parece-me que poucas respostas haverá para tal questão!

E as escadinhas que se encontravam no sopé da Serra da Gardunha, alguém se recorda delas e para que serviam? Já para não falar do Poço da Abelhinha e do Poço do Cavalo. Quem terá dado, por lá, uns belos mergulhos nas tardes de maior calor?

Recordam-se do leite que era distribuído na escola primária, durante os intervalos? Sim, aquela escola onde agora é o Lar da 3ª Idade? Eu ainda andei lá, até à 3ª Classe.

Enfim, registos e mais registos, tal como muitos outros que se vão perdendo com o passar dos tempos, mas que acompanham as memórias dos mais velhos. Se estes se vão......lá se vai tudo e nada fica para contar.

Louriçal do Campo é uma aldeia rica em histórias, costumes e eventos que, com o passar do tempo, correm o risco de se perderem. Todos nós, lá em casa, temos um ou outro registo. Um documento, uma fotografia, um filme, um vídeo, qualquer elemento do género que por lá está, no fundo da gaveta.

Agora, imagine-se toda essa documentação reunida, que sujeita a algum trabalho, e devidamente organizada!? Claramente que seria um contributo à reconstituição da história de Louriçal do Campo, por forma a ficar disponível a toda a comunidade. Confesso que já fiz várias pesquisas, embora não tenha encontrado nada de relevante e concentrada. O que existe é tudo muito vago, sem qualquer preciosismo, mesmo em termos de datas.

É neste contexto, e por achar que está na altura de dar este passo, que venho solicitar, junto de todos vós, a reunião de tudo o que seja possível quanto a Louriçal do Campo.

O único objectivo é a criação de um projecto inovador, cuja dedicação é exclusivamente a Louriçal do Campo, onde se possa dar a conhecer toda a sua história, pessoas, costumes, eventos, memórias, criação de infra-estruturas, (...). Obviamente, as datas aqui também serão importantes para efeitos de enquadramento no tempo.


Bem sei que há pessoas muito influentes neste sentido, por isso, vamos tomar a iniciativa de as contactar e ver o que poderá "sair da cartola". Eu estou empenhado neste projecto e conto com a vossa ajuda.

Para um trabalho desta envergadura, reconheço que o primeiro impacto não seja o mais esperado, até porque teremos de ter aceitação por parte de quem tem esses elementos.

A ideia é: Não queremos originais, mas p.f. deixem-nos tirar cópias e ou digitalizar tudo o que for possível. Os originais serão sempre das pessoas.

Nós merecemos mostrar-nos ao mundo, tal como somos e fomos. Temos o direito de "ter" Louriçal do Campo num sítio acessível a todos e, que de uma forma simples e compacta, lá esteja tudo sobre nós. Nós merecemos !!!!!

Todos os elementos reunidos deverão ser encaminhados para carlosvdomingues@gmail.com



Agradeço, desde já, o vosso empenho.


xxcucoxx

Sem comentários: