Seja bem-vindo

13 de março de 2011

Lagar dos Custódios...tempos passados


Boa noite,

Os anos passam e não damos por isso !! Quem não se lembra do antigo lagar da família Custódios que, em Louriçal do Campo, recebia azeitonas e como torna, dava azeite?? Percebo que aos mais novos, toda esta aventura da "prova do azeite" não diga nada mas, certamente que aos mais velhos, este ritual seja familiar.

Por imposições ambientais, este lagar terá deixado de laborar mas, as recordações ficam. Quem nunca provou uma bela fatia de pão torrada na caldeira desse lagar e ensopada de azeite no momento da "prova do azeite"??

Presumo que há mais 30 anos que o famoso tractor verde, aliás, o tal como conhecido na altura "tractor do lagar" deixou de recolher azeitonas para trazer azeite ás portas dos habitantes da povoação de Louriçal do Campo.

Tempos difíceis foram esses! Caminhos alagados de água como é natural dessas alturas do ano mas, as memórias não se esquecem desses belos momentos em que, acompanhados dos nossos pais, nos dirigíamos ao lagar à "provar o azeite" e saber qual seria a "fundição" do nosso azeite. Belos tempos mas já passados.....

Fica o tema para recordar tempos passados..............

xxcucoxx 

2 comentários:

JB disse...

Boas memórias deixam estas fotos, tiradas com muita qualidade e que relembram tempos passados.
Muito tempo eu passava, durante o inverno, a ver este lagar a laborar. Era um entretenimento para os mais pequenos ver aquelas correias todas a andar, as prensas a espremer e finalmente o azeite a sair. Assim como o corredio que eram na rua com os tractores a trazerem a azeitona e a levar o azeite.

Obrigado Carlos por nos trazeres à memória estes tempos.

Anónimo disse...

Belas torradas de azeite que se ali comeram na prova do azeite....Enfim, recordações....

Carlos Domingues