Seja bem-vindo

11 de outubro de 2011

A casa da Catequese


Ao passar, nada mais um edifício que se destaca em Louriçal do Campo sem que se saiba da sua história. De facto, da sua história, eu não sei muito. Sei que com os meis 6 anos de idade, foi ali que comecei com as minhas segundas instruções de religião católica, pois porque as primeiras, já vinham de casa. O sentimento de familia nunca se esquece. A caminho da horta e da horta para casa, de mão bem firme á da minha mãe, ali aprendi as minhas primeiras orações. O caminho era feito de oração ensinado pela minha mãe que, também a sua mãe lhe minha ensinado.

Chegada a entrada para escola primária, como os meus tenrinhos 6 anos de idade, vem também a altura de frequentar a Catequese. Algo de novo para mim! Muitos eramos nós que acabada a Missa Dominical, nos reuniamos á porta da "casa da Catequese" á espera das catequistas para que nos abrissem as portas. Na altura, as turmas eram feitas de acordo com as idades dos inscritos. Ali e já dentro da casa, eram-nos ensinadas as orações religiosas e como não fazer mal ao próximo. Instruções de vida para o nosso dia a dia já como homens maduros.

O soalho de madeira que rinjia cada vez que dávamos um passo. Os bancos desconfortáveis, eram forma de atenção ao que as catequistas nos tinham para ensinar.

As salas ainda existentes estavam replectas de miúdos tais como eu. Umas turmas dos mais velhos e outras dos mais pequenos, tudo estava preenchido.

Hoje e passados cerca de 30 anos, fico contente de ter a noticia recente de que, face ao ano lectivo de 2011/12, naquele mesmo espaço, se encontram ainda inscritos o número de 42 jovens com vontade de aprender o que há de bom para ensinar pela equipa constituida ainda por 6 catequitas. 

Os tempos traz-nos a momentos tais como este. A preparação dos jovens para a vida, é sem dúvida, um instrumento que nos acompanha até ao fim dos nossos dias.

xxcucoxx  

1 comentário:

Luis disse...

é tão bonito o louriçal do campo