Seja bem-vindo

22 de maio de 2012

Imagem do Divino Espiríto Santo - Uma história

Imagem do Divino Espiríto Santo - Torre (Louriçal do Campo)

Já foram aqui anunciados os festejos e apresentado o respectivo programa de festas em Louvor ao Divino Espiríto Santo que irão realizar-se no próximo fim-de-semana na Aldeia da Torre (Louriçal do Campo).

A propósito de outras razões, um nosso amigo conterrâneo, mandou para o ar, uma história muito relacionada com estes festejos e, que por isso, achei importante colocá-la aqui para conhecimento de todos.

Assim, passo a narrar:

"A imagem do Divino Espiríto Santo foi construída pelo já falecido Sr. Manuel Nunes que, pelas suas mãos, foi também construído o primeiro andor de S. Fiel e o da Misericórdia de Castelo Novo. Contam os mais velhos que, um dia nos festejos da Torre, mais propriamente ao passar da procissão do Divino Espiríto Santo, este senhor (Sr. Manuel Nunes) foi observado pelo Rev. Padre (daquele tempo), por não ter retirado o chapéu da sua cabeça em respeito da imagem que seguia.
O Sr. Padre não gostou desta atitude. Por isso, mais tarde, abordou-o mais ou menos com estas palavras: " O Sr não tem vergonha de não ter tirado o chapéu da cabeça no momento da passagem da imagem do Divino Espiríto Santo?". Respondeu o Sr Manuel Nunes: "Quem eu?. Então fui eu que o fiz, fui à melhor árvore cortar o melhor pedaço de madeira, trouxe o tronco ás costas, fartei-me de andar à "porrada" a ele lá na oficina e, depois de tudo isto, acha que lhe teria de tirar o chapeú á sua passagem??? Por amor de Deus!. Nem pense!!"

De facto, uma história muito particular  e curiosa que conseguimos obter por quem as sabe e que teve a coragem de a dar a conhecer.

O nosso Bem-haja ao Sr Carlos Vaz de Deus.

xxcucoxx

Sem comentários: