Seja bem-vindo

5 de junho de 2012

Corpo de Deus - Feriado (por enquanto)



Porque se celebra o dia do Corpo de Deus?. Eis a questão que muitos de nós, e que por desconhecimento, não conseguimos dar resposta.

Mediante uma pequena pesquisa, pareceu-me conseguir a resposta mais adequada, assim:

"O dia do Corpo de Deus é uma exultação popular à Eucaristia, sendo manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de quinta-feira Santa, daí o seu carácter de feriado móvel.

Começou a ser celebrado há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.


Chegou a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo.


No princípio do sec. XV, com D. João I, a festa do Corpo de Deus era já celebrada com solene procissão, e actualmente inúmeras instituições e comunidades fazem festa com redobrado fervor, incluindo a procissão."

Fonte: http://quiosque.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ae.stories/9825 


E ainda:

"O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso e celebra-se sempre a uma quinta-feira. A data celebra-se na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo da Pentecostes (60 dias após a Páscoa).

O Corpo de Deus é uma celebração católica e em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens."


Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/corpo-de-deus/

Contudo, nem tudo são rosas. Como medida de austeridade, o governo português em conjunto com a Igreja, preparar-se para tornar nulos alguns dos feriados nacionais e outros religiosos. Tal facto, irá acontecer durante os próximos 5 anos (de 2013 e 2017) sendo que o feriado do Corpo de Deus, será um deles.

Louriçal do Campo tem mantido o que os nossos antepassados nos deixaram e por isso, tem levado a cabo todos os seus costumes. Por este ano, dia de feriado a 7 de Junho, será celebrada Santa Missa ás 12horas, seguida da procissão do Corpo de Deus. As ruas principais estarão embelezadas com belos tapetes bem coloridos e recheados de flores e verduras naturais da altura que, preparados de forma minuciosa pelos moradores, e que quando calcados, emanam um perfume que invade toda a Aldeia.

Até lá.

xxcucoxx

Sem comentários: