Seja bem-vindo

19 de julho de 2012

Louriçal do Campo - Paragens Romanas

Não há dúvida que Louriçal do Campo foi ocupado pela presença romana. Prova disso, são os vestígios (achados arqueológicos) romanos que ainda hoje, qualquer um de nós pode presenciar, nomeadamente, no lugar do Cabeço da Moura. Lugar este, que segundo a história, terá sido a origem deste povo que, mais tarde, se terá deslocado para o actual lugar onde o conhecemos como localidade. Contudo, passa de despercebido a muitos de nós, outras paragens romanas que, e que neste âmbito, se encontram bem mais próximas da actual Aldeia. Refiro-me, nomeadamente, ao lugar do Galvão.



A caminho deste lugar, lá mais á frente (embora não identificado mas merecedor de tal facto), deparamo-nos com um entroncamento que, ao seu lado esquerdo, se encontra uma “estrada” cujo empedrado é constituído por um leviano cascalho (entenda-se, pequenas pedras). Eis mais uma prova da presença romana.

Esta “estrada”, (se assim se poderá chamar porque, até certo ponto, deixa de ser possível a circulação de viaturas), tem como términus, a casa do nosso amigo Coelho. Lugar este, muito perto e já quase nas traseiras das escolas.


Para este mês de férias que se aproxima, quero aqui lançar um convite (aos mais interessados), para a um pequeno e breve passeio matinal para que todos possam obter um pouco mais daquilo que Louriçal do Campo tem para nos dar, sobretudo, conhecer um pouco mais da beleza que envolve esta localidade.

Fica o convite.

xxcucoxx

Sem comentários: