Seja bem-vindo

13 de fevereiro de 2013

Domingo gordo


Mesmo ter já passado o Carnaval, interessa ainda aqui dar umas palavras de conhecimento geral sobre o mesmo.

O termo Carnaval resulta da conjugação de duas expressões. Uma considera que a palavra provém da expressão latina carne, com o significado de "adeus, carne!"; a outra, chegou ao português por via francesa, do italiano carnevale, procedente de carnelevare, que significava "rejeitar a carne", formada do latim carne(m) levare (suprimir ou tirar a carne).

Efectivamente, a palavra Carnaval, designa apenas a última terça-feira do período que começa no Dia de Reis e vai até à Quaresma. Segundo o preceito católico, essa terça-feira é o dia de dizer adeus à carne (comida, festas, luxúria...), porque se vai entrar num tempo de abstinência logo no dia seguinte, quarta-feira de cinzas.

Dá-se o nome de "gordo" aos dias que precedem a entrada na Quaresma, nomeadamente o "Domingo gordo" ou a "Terça-feira gorda". Dias gordos são os dias de carne, em oposição a dias magros ou dias de peixe, em que a Igreja prescreve a abstinência de carne.

Como a Quaresma suplica à abstinência de carne, neste ano, em Louriçal do Campo, o “Domingo gordo” foi comemorado em grande entre alguns amigos. Queijo, chouriço, pão, coelho bravo bem regados por um bom vinho da Aldeia, foram os “ingredientes” demarcados para este dia.
 
 
Acabados de entrar nos dias magros (Quaresma), resta-nos agora os pratos de peixe e outros que não carne.

xxcucoxx

1 comentário:

JB disse...

Que grande despedida aos petiscos e à pinga!
Petiscadas destas agora só para a Páscoa.
Tens que começar já a organizar...
Abrs
JB