Seja bem-vindo

9 de setembro de 2013

Contas S.Fiel e Sto António - Ano de 2013


Foram ontem, dia 8 de Setembro, apresentadas ao povo as contas relativas aos festejos em honra de S. Fiel e Sto. António – Ano de 2013 ocorridas no final do mês passado.
 


Se me permitem, dois ou três reparos quanto ao tema.

De uns anos a esta data, tem-se verificado algumas dificuldades a respeito da realização da festa civil. O envelhecimento da população e a ausência dos mais novos parece ser uma das principais dificuldades apontadas, até porque, entre eles, quase todos já foram mordomos em anos anteriores.

Ao longo dos anos, o modelo festivo tem sofrido alterações significativas obrigando assim a sua adaptação às circunstâncias.

Até acerca de sete / oito anos atrás, a angariação de verbas necessárias para a realização dos festejos anuais de verão iniciava-se logo pelo Natal ainda desse ano e Carnaval do ano seguinte.

Desta feita, permitia desde logo, a concentração de fundos monetários e tão necessários às primeiras despesas da festa principal da Aldeia. Hoje em dia, já não é possível fazê-lo dada a escassez de meios, nomeadamente humanos.

Em geral, os orçamentos praticados nos festejos anuais de verão sempre foram considerados excessivamente elevados. Ainda, a frágil conjuntura em que vivemos actualmente limita de todo o consumo, reflectindo-se também a nível festivo.

Os tempos que decorrem obrigam a medidas de contracção. O orçamento apresentado nas contas de 2013, quando comparado com o ano anterior, registou um decréscimo em cerca de 17%. Pressupõe tratar-se, desde já, da aplicação de uma medida correctiva à tendência.

Em suma, parece ser convicta a necessidade de adaptação e aplicação de novos modelos, capazes de garantir a sustentabilidade e continuidade da festa civil. A festa é de todos e para todos.

Os parabéns, mais que merecidos, à Organização.

xxcucoxx

Sem comentários: