Seja bem-vindo

1 de novembro de 2013

Dia de Todos os Santos

 

Comemora-se hoje, no primeiro de Novembro, o dia de Todos os Santos. Em Portugal, o calendário marcou sempre este dia como feriado desde 1952 até ao ano 2012. Ano, que o governo decidiu suspendê-lo como tal até 2018 em prol da produtividade tão necessária às contas nacionais.
 
Embora o Dia dos Finados seja comemorado a 2 de Novembro, é por razões de não ser feriado (ter sido), que se comemora no dia anterior. 
 
Assim, no primeiro de Novembro, celebram-se todos os santos e mártires cristãos onde, tradicionalmente se recordam os entes falecidos.
 
Em Louriçal do Campo, tal como acontece por todo o lado, por estes dias vive-se em azáfama em redor dos cemitérios para a limpeza das campas dos parentes enfeitando-as também com flores e velas.
 
São muitos os familiares que se deslocam de longe para que neste dia possam estar presentes e homenagear seus entes que já partiram.

Acredita-se que nas vésperas do Dia de Todos os Santos, (noite de 31 de Outubro), as almas dos defuntos descem à terra no local onde nasceram.
 
Este ano, porque é o primeiro ano em que o feriado deixou de o ser, a romaria ao cemitério realizar-se-á no próximo domingo após a celebração da missa dominical. Em comunidade e na companhia do pároco da aldeia, a população desloca-se ao cemitério para ali fazer a sua visita, rezas e homenagem aos seus parentes já falecidos. São momentos de reflecção, recordação e de muitos outros sentimentos à mistura.
 
xxcucoxx

Sem comentários: