Seja bem-vindo

19 de fevereiro de 2014

Jogos dos meus tempos...





Hoje, vivi em memória, a nostalgia dos jogos tradicionais que jogávamos nas ruas da aldeia enquanto crianças. As ruas de terra batida que, mais tarde foram calcetadas por pequenos cubos de cimento e granito, juntavam as várias crianças que por ali viviam perto.
 
Entre o jogo do cinto, de futebol e do mundo, nós os rapazes, jogávamos também ao jogo do berlinde. Mais conhecido, “ao bilas”.
 
Neste jogo de rua, os participantes podiam ser vários desde que tivessem, no mínimo, um “bilas” no bolso das calças.
 
Jogava-se habitualmente num espaço plano, de terra batida, no qual se faziam três covas em linha, afastadas entre si, cerca de 50 cm.
 
Para se poder identificar quem seria o primeiro no jogo, cada participante lançava o seu “bilas” para a cova mais afastada. O que conseguisse fazer o seu “bilas” entrar na cova, ou ficar mais perto dela, dava início ao jogo, determinando-se, assim, a ordem de saída dos jogadores.
 
Cada participante tentava colocar o seu berlinde sucessivamente em cada uma das três covas, lançando-o com os dedos, e tendo direito a avançar um palmo para dar "impulso".
 
Quando o jogador conseguia fazer chegar o seu berlinde à última cova, retomava o mesmo percurso no sentido oposto e de seguida, à cova do meio, para poder ganhar o direito a "matar".
 
Ao concluir o percurso, o jogador ganhava esse direito e assim tentar atingir o berlinde dos outros jogadores, para poder vencer o jogo.
 
Para facilitar o percurso, o jogador podia ainda acertar nos berlindes dos adversários, ganhando o direito à cova que, nessa jogada, pretendia alcançar.
 
Se, por acidente, o berlinde do adversário caísse numa cova não desejada, esse berlinde, teria de ser retirado com três lançamentos contra o mesmo. Se o lançador falhasse, perdia a sua vez sendo que o berlinde do adversário iria ganhar a posição daquela cova passando-se a vez de jogo ao adversário.
 
xxcucoxx

5 comentários:

Domingues disse...

Ena páh! O que eu joguei, também, ao berlinde (na maioria das vezes era no pátio da escola) - no meu tempo de jogador usávamos esferas metálica mas por azar a minha esfera era sempre mais pequena que a dos adversários ... que recordação ...

E porque não voltarmos aos "campeonatos" de berlinde?

Edgar Magro disse...

E agora deu-me uma vontade de jogar ao "bilas"... :)

xx cuco xx disse...

Sem dúvida, boas recordações que os jogos de rua nos deixaram em memória. Hoje, as PSVitas e outros, ocuparam esse lugar tornando as crianças de hoje mais isoladas. Emfim, o sabor dos tempos actuais....

xxcucoxx

aluap disse...

Olá Carlos e bom Carnaval!
O jogo do berlinde era mais para os rapazes, mas quem nasceu na província, seja norte, centro ou sul, tem sempre ligação aos jogos que todos jogávamos.
Os meus irmãos jogavam muito ao berlinde e acho que era durante todo o ano, já outros eram praticados em épocas bem determinadas do ano.
Agora que vamos entrar no período quaresmal, lembro-me dum jogo que jogávamos nesta altura - a “péla” ou "pelão" - que mobilizava rapazes e raparigas. Era muito divertido!

xx cuco xx disse...

Olá Paula, obrigado pelo teu contributo. Em Louriçal do Campo, não me lembro de ter havido outros jogos entre crianças que fossem enquadrados nos periodos quaresmais. Acho que ma minha Aldeia, os jogos de rua eram feitos em qualquer altura. Embora a meteorologia tivesse efeito, claro.

Votos de um bom carnaval. Embora haja festejos de comemoração na Aldeia, infelizmente, não me será de todo possível estar presente.

xxcucoxx