Seja bem-vindo

13 de setembro de 2014

As vindimas de Setembro


"Por este ano, a uva está atrasada. O verão não facilitou o processo natural do amadurecimento da uva”. Estas são as palavras da actualidade entre os habitantes da nossa Aldeia.

De facto, o calor de verão que se fez sentir este ano, não abondou pelas nossas bandas e daí a uva estar atrasada para a vindima em cerca de duas semanas. Por outro lado, com a entrada no mês de Setembro, (embora sem relevo de maior), as primeiras chuvas já se fizeram sentir. O que pode provocar estragos e denunciar uma bela colheita.

A vindima realiza-se no decorrer do mês de Setembro reunindo assim, familiares e amigos para a recolha das uvas, entre vinhas e paredões. Após a apanha, com a ajuda de tractores, transportam-se, normalmente, para as casas dos seus proprietários.

Em Louriçal do Campo, qualquer “casa” que se prese por ser detentor de vinhas, tem em suas habitações reservado um espaço, (normalmente nas zonas de arrecadação), apropriado para as azáfamas do vinho. Para além do local das cubas que mais tarde irão armazenar o vinho, existe também um pequeno lagar (conhecido por pio), onde são esmagadas as uvas para posterior fermentação.

Não abdicando do bom estado da uva, a sua fermentação é, quase de certo, provavelmente o processo mais delicado. As medidas de acidez e açúcar são factores de relevo e que deverão ser tomadas à risca para a obtenção de um bom vinho.

Por um período de sete dias, a massa deverá ser envolvida pelo menos duas vezes ao dia de modo a que a fermentação fique feita nas devidas condições. Passado este período, prossegue-se ao armazenamento deste líquido (mostro) tão precioso para cubas apropriadas para o efeito.
video

O vinho ainda “verde” [o mosto], fica em repouso até “ao virar" com o frio de Inverno pois, segundo o ditado português, “Em São Martinho, vai-se à adega e prova-se o vinho”.

xxcuxoxx

2 comentários:

XicoAlmeida disse...

Boas vindimas. Na minha aldeia, nesta distancia de Lisboa mas visito nesta altura, a coisa vai ela por ela.
O Santo Baco tem tentaculos maiores que as gaifanas das videiras e as pipas , cubas ou garrafoes a mesma calibragem.
Agora a serio... festa feliz com boas colheitas e tudo a preceito.
Cumprimentos.

xx cuco xx disse...

Obrigado Amigo Xico,

Tendo em conta a chuva que que tem feito sentir ao longo desta semana, provavelmente, poucas uvas ficarão por colher a partir desde fim-de-semana.

xxcucoxx