Seja bem-vindo

17 de fevereiro de 2015

"Entre todos os meses, fevereiro é o mais curto e menos cortês"


Almanaque - Ano 2015

Estamos em fevereiro. As geadas matinais dão lugar a um sentimento de frio aquando da saída dos aposentos.
 
As manhãs são abençoadas pelos primeiros raios solares mas também, e principalmente nos baixios, por um manto de gelo – geada- que, se terá formado pelas baixas temperaturas sentidas durante a noite anterior.
 
Os animais entretanto abrigados em currais dão sinal e necessidade de alimento. Os alimentos ficam queimados pelo gelo prejudicando assim a sua natural alimentação. Os dias tendem em ser maiores mas, não será sinónimo de mais horas de alimento pois, o gado sai dos currais a meio da manhã para que o efeito da geada, não afecte a sua saúde. Nesta época do ano, a sua dieta alimentar é reforçada por suplementos, normalmente, rações e outros a fim de evitar a desnutrição.
 
Consultámos o mais conhecido o Almanaque 2015. De tiragem anual, fez este ano, 86 anos desde a sua primeira publicação. Destinando-se, sobretudo, aos “homens da terra” ali, podiam ser consultados os feriados e feitas anuais, as fases da lua e, entre outros, o estado da meteorologia associada às épocas dos trabalhos agrícolas.
 
“Entre todos os meses, fevereiro é o mais curto e menos cortês” Eis o proverbio escolhido para circunscrever o mês do ano vigente. Os dias tendem em crescer (daí ser considerado o mês mais curto). No Almanaque, pode ler-se que “Neste mês os dias aumentam: em Lisboa 1h.02m.; no Porto1h.08m.”. Mas este mês, é também o menos cortês do ano dadas as rigorosas condições meteorológicas (geadas, frio, neve, chuva, …).
 
xxcucoxx

Sem comentários: